www.negreiros.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
Toponímia

 

O tema da denominação das ruas desta localidade foi referido pela primeira vez em reunião de 30/12/1996 da Assembleia de Freguesia. No entanto, apenas em reunião de 20/03/2000, daquele órgão autárquico, foi constituída uma comissão formada pelos membros da Assembleia de Freguesia Joaquim da Silva Ribeiro, Joaquim da Silva Martins e Joaquim Gonçalves Pereira da Silva para, em colaboração com a Junta de Freguesia, proceder aos estudos relativos à toponímia desta freguesia. Esse estudo foi remetido à Câmara Municipal de Barcelos em 19/09/2002, sendo aprovados por deliberação de 07/02/2003 daquela Câmara Municipal 62 nomes de ruas desta localidade.

 

Em reunião de 05/03/2004, a Câmara Municipal de Barcelos, sob proposta desta Junta de Freguesia, aprovou a designação de mais 5 arruamentos.

 

São 67 as ruas desta localidade e cujos nomes a seguir se indicam: Rua de Santa Eulália; Rua N.ª Sra da Graça; Estrada Nacional 206; Rua do Monte; Rua de Penas; Rua da Agrela; Rua do Souto; Travessa do Souto; Rua do Xisto; Rua do Monte Porreiro; Travessa do Monte Porreiro; Rua de Santa Justa; Rua Nova; Rua do Montinho; Rua do Vilar; Rua da Pedreira; Rua da Sardoeira; Rua do Poço do Mateus; Rua do Calvário; Rua da Residência; Rua da Oliveira; Rua de Areais; Rua da Aldeia Nova; Rua da Barroca; Rua do Poço Público; Travessa da Fernandes; Travessa da Vitorina; Rua da Escola; Rua de Santo António; Rua do Bonsucesso; Rua da Gândara; Rua de Além; Rua do Corgo; Rua da Seara; Rua das Bocas; Rua das Almas; Rua da Cruz da Herdade; Travessa da Mercúria; Rua da Agra; Rua da Bouça D'Água; Rua do Rio; Rua de Ferreiros; Rua do Passadiço; Rua da Cancela D'Agra; Rua de Vilalves; Rua das Casinhas; Rua da Terra Negra; Rua da Covilhã; Travessa do Alto do Xisto; Travessa do Xisto; Travessa do Depósito; Travessa das Couves; Rua da Fonte dos Mouros; Travessa da Boavista; Travessa do Ribeiro de Covas; Rua de Meira; Travessa de Nazaré; Rua do Ribeiro de Covas; Rua da Ferreirinha; Rua de Nazaré; Travessa da Ferreirinha; Travessa do Poço do Mateus; Rua de Vila; Travessa do Rio; Travessa do Montinho; Travessa das Almas e Travessa do Monte.

 

Em reunião de 29/10/2006, a Câmara Municipal de Barcelos aprovou a designação dos seguintes arruamentos: Rua do Monte das Mimosas; Travessa da Fonte; Rua de Gondinho e Travessa de Gondinho.

 

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião de 26/10/2007, a designação de mais 2 arruamentos, nomeadamente: Rua da Eira dos Mouros e Travessa da Seara.

 


Horário de Funcionamento:

 

Negreiros:

Segunda-feira:

Manhã 9h00 às12h30

Tarde 14h00 às 18h30

Terça-feira:

Das 14h00 às 18h30

Quinta-feira:

Das 14h00 às 18h30

Sexta-feira:

Manhã 9h00 às12h30

Tarde 14h00 às 18h30

 

Chavão:

Quarta-feira:

Das 14h00 às 18h30

 


Reciclagem de óleos alimentares usados

Não despeje o óleo alimentar usado na rede de esgotos! Coloque-o em garrafas de plástico e deposite-as no oleão aqui instalado!


"Tampa Amiga"

 Entregue aqui as suas tampas de plástico e ajude alguém a receber uma cadeira de rodas ou outro material ortopédico.


Toners, tinteiros e telemóveis em desuso

No âmbito de um protocolo com a AMI, também fazemos recolha dos materiais indicados.


Pilhas no lixo, não! No pilhão!

 Deixe as suas pilhas usadas no pilhão instalado na Sede da Junta ou no ecoponto junto ao Terreiro. Colabore, para bem do ambiente!