www.negreiros.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
Cortejo de Vasos

 

Ligado à Festa de Santa Justa e sendo uma tradição única que apenas acontece aqui em Negreiros, o espantoso Cortejo dos Vasos teve a sua origem por volta do ano de 1930.

 

De acordo com o testemunho de João dos Santos Guimarães (proprietário da “Casa do Regada”, actual Restaurante “Casa Donna Olímpia”) foi o seu avô – João Lopes ou “João Regada” como era conhecido pelo povo – o impulsionador ou o organizador do dito cortejo. Segundo o mesmo, o seu avô possuía um lindo jardim que cuidava com muito carinho e dedicação. Certo dia veio-lhe à ideia fazer um desfile com o intuito de animar a festa de Santa Justa. Falou com o pároco da freguesia que aprovou a ideia e realizou-se então o festejo, o qual teve muito sucesso.

 

O desfile implicaria a participação das belas raparigas solteiras da terra, que desfilariam com os frondosos vasos do referido senhor, trajadas com o belo traje minhoto, que tanto caracteriza a nossa região e ricamente adornadas com objectos em ouro pertencentes às famílias das jovens, cujo valor se apresenta incalculável.

 

Posteriormente, as raparigas solteiras passaram a levar os seus próprios vasos como se de um concurso se tratasse, desfilando com os mais lindos e os maiores vasos de toda a terra, alguns pesando cerca de 30 quilos.

 

Nos últimos anos, o cortejo alargou-se também às mais pequeninas e, agora, até há quem vá comprar os vasos nos viveiros de flores, tendo-se perdido um pouco o carácter verdadeiramente tradicional do cortejo.

 

Actualmente participam neste espectacular Cortejo de Vasos cerca de 200 jovens e é acompanhado por duas bandas de música que animam a festa, indo uma das bandas à frente das jovens e a outra atrás das mesmas. Sai à rua por volta das 9h30m do último domingo de Agosto, tendo início junto ao terreiro da Igreja e uma duração aproximada de 40 minutos, sendo percorrido cerca de meio quilómetro até ao cemitério da paróquia. Aí são depositados os vasos e é realizado um pequeno sermão em homenagem aos entes queridos já falecidos. É um cortejo que vale realmente a pena ver e cuja tradição pertence única e exclusivamente à bela freguesia de Negreiros.

 


Horário de Funcionamento:

 

Negreiros:

Segunda-feira:

Manhã 9h00 às12h30

Tarde 14h00 às 18h30

Terça-feira:

Das 14h00 às 18h30

Quinta-feira:

Das 14h00 às 18h30

Sexta-feira:

Manhã 9h00 às12h30

Tarde 14h00 às 18h30

 

Chavão:

Quarta-feira:

Das 14h00 às 18h30

 


Reciclagem de óleos alimentares usados

Não despeje o óleo alimentar usado na rede de esgotos! Coloque-o em garrafas de plástico e deposite-as no oleão aqui instalado!


"Tampa Amiga"

 Entregue aqui as suas tampas de plástico e ajude alguém a receber uma cadeira de rodas ou outro material ortopédico.


Toners, tinteiros e telemóveis em desuso

No âmbito de um protocolo com a AMI, também fazemos recolha dos materiais indicados.


Pilhas no lixo, não! No pilhão!

 Deixe as suas pilhas usadas no pilhão instalado na Sede da Junta ou no ecoponto junto ao Terreiro. Colabore, para bem do ambiente!